sábado, 3 de setembro de 2011

Destes já fiz muitos e em quantidades industriais

Bolo de Bolacha com Leite Condensado Cozido


Duas das minhas versões de apresentação



Ingredientes


1 lata de leite condensado


2 pacotes de natas


4 folhas de gelatina incolor


cerca de 3 pacotes de bolacha maria


café q.b.


açúcar para adoçar o café



Modo de Preparação



Coza a lata de leite condensado durante 30 minutos na panela de pressão. Depois de cozido deixe arrefecer.


Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria e reserve.


Bata os dois pacotes de natas, até estas estarem bem presas. Adicione o leite condensado cozido e bata mais um pouco para ficar com uma mistura homogénea.


Escorra as folhas de gelatina e leve ao lume a derreter. Junte o líquido ao preparado anterior e bata mais um pouco para incorporar a gelatina derretida. Reserve


Comece a demolhar as bolachas no café ligeiramente adoçado disponha na forma até o fundo desta ficar coberto. A segunda camada será de creme que reservou. Volte a colocar as bolachas demolhadas em café e de seguida cubra com creme. Repita estas operações até se esgotarem os ingredientes. Tenha atenção que a última camada deve ser de creme.


Leve o bolo de bolacha ao frio (frigorífico ou congelador) e desenforme para servir.


Decore a gosto.



Bom Apetite!!!


Notas:


Pode usar leite condensado cozido, mas não fica com o mesmo sabor. Ficam bem melhor com o leite condensado cozido por nós.


A forma a usar pode ser redonda ou quadrada/rectangular, desde que não tenha buraco qualquer uma serve.


Caso não tenha uma forma que dê para abrir o aro pode usar uma norma forrando-a com pelicula aderente, que tornará o processo de desenformar muito mais fácil. No caso da forma quadrada/rectangular uso o processo da pelicula aderente, pois uso um tabuleiro. Como vou desenformar virando, começo por espalhar em primeiro lugar o creme e só depois as bolachas, ou seja tenho o cuidado inverso, começar com creme e acabar com bolachas.


Outra forma de fazer este bolo quando não se tem uma forma boa para o efeito e arranjar uma tira de cartão com cerca de 8 cm de altura e o diametro que se queira. Unem-se as pontas da tira e agrafam-se, depois é só forrar com pelicula aderente. No fim puxa-se a "forma de papel" para cima e retira-se a pelicula aderente que ficou colada.


Se gostar de gelados, este doce pode ser servido como gelado. Também fica óptimo e para o verão é o que se quer. Retire, dependendo da temperatura ambiente, um pouco antes de servir para ser mais fácil de cortar.

0 comentários: