quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mais um sucesso.

Agora é fazer até enjoar. Sempre que há festa há:
Mousse de Chocolate Cozida
Ingredientes
175 gr. de chocolate para culinária (com 50% cacau, no mínimo)
140 gr. de creme vegetal (à temperatura ambiente)
7 ovos
210 gr. de açúcar
35 gr. de cacau em pó
Modo de preparação
Unte um pirex de soufflé (cerca de 20 cm de diâmetro por 9 cm de altura) com manteiga e polvilhe com farinha. Ligue o forno a uma temperatura média para ir aquecendo.
Derreta o chocolate em banho-maria. Quando estiver quase todo derretido, retire do banho-maria e adicione a manteiga. Misture delicadamente até a manteiga estar totalmente incorporada no chocolate. Reserve.
Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as gemas com 150 gramas do açúcar até formar um creme amarelo bem clarinho. Adicione o chocolate derretido com manteiga ao creme de gemas, bem como o cacau em pó e misture delicadamente. Reserve.
Bata agora as claras em castelo. Quando as claras começarem a crescer e a prender, junte as 60 gramas de açúcar restantes e bata até formar um suspiro liso e brilhante. Junte as claras por 3 vezes preparado anterior, envolvendo sempre a massa com uma espátula para não perder volume.
Deite o preparado cuidadosamente no pirex de soufflé e leve ao forno, entre 20 a 25 minutos. O meio do bolo deve ficar húmido e um pouco cru.
Pode ser servido quente ou à temperatura ambiente. Sirva no próprio pirex.
Sugestão:  
Acompanhado com uma bola de gelado de sabor à escolha fica ótimo.

                                                                                                          Bom Apetite...
Notas:
O chocolate que uso ou é Nestlé ou Pantagruel, que têm a percentagem mínima de cacau requerida.
A temperatura do forno é muito relativa, depende de cada forno. Para ver se está cozido no ponto tem de se controlar a cozedura, com o teste do palito.
Depois de cozido e retirado do forno tem tendência a que o meio abata um pouco.
O bolo das fotos é o primeiro que fiz, não tinha noção da temperatura do forno (pré-aqueci a 210º como dizia a receita original - asneira), por isso queimou um pouco por fora, mas ficou bom na mesma. 
Para terem noção da textura do interior, o desta foto está um pouco cozido demais.

0 comentários: