quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Um Bolo!

Fofo de Leite Condensado

Ingredientes

Bolo

6 ovos
280g de açúcar
180g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
raspa de meio limão

Creme de leite

3dl de leite
5 folhas de gelatina incolor
1 vagem de baunilha
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 gemas
1 colher de sobremesa de farinha maisena

Modo de Preparação

1. Bolo: Ligue o forno a 180º C. Unte uma forma redonda e polvilhe com farinha. Bata muito bem os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo. À parte, peneire a farinha com o fermento e as raspas da casca de limão. Envolva tudo isto na massa anterior e verta na forma. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Desenforme sobre uma rede de coinha e deixe arrefecer.


2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Corte o bolo em três partes iguais, no sentido longitudinal e reserve.


3. Creme de leite: Junte o leite com a vagem de baunilha, aberta ao meio, e leite condensado. Leve ao lume até levantar fervura . À parte, bata os ovos com as gemas e misture muito bem a maisena. Sobre este creme , aos poucos e mexendo sempre, verta o preparado fervente.


4. Leve novamente a lume brando, sem parar de mexer, até engrossar um pouco. Retire do calor e incorpore as folhas de gelatina espremidas. Mexa bem e deixe arrefecer por completo. Recheie o bolo com o creme de leite condensado e sirva bem fresco.


Bom Apetite!!!

Nota: Receita retirada do suplemento da revista Tv7dias - A arte de bem cozinhar - os melhores doces - cremes e fondants - 6!

A minha versão:


Como não podia deixar de ser sofreu algumas alterações:

Não levou a vagem da baunilha.

As folhas de gelatina não foram das incolor.

Decorei com bolinhas coloridas.

Quanto à apresentação não ficou lá grande coisa porque o meu forno não anda bom e queimou o bolo, por isso tive de "descascá-lo" para não ter queimado o que o reduziu um pouco e depois o creme estava a sobrar resolvi cobrir o bolo com o restante. Além disso o bolo cozeu demais, acho que 40 minutos é tempo demasiado.

Um dia destes faço novamente para ver se fica melhor de apresentação, porque de gosto, não fosse o bolo estar demasiado cozido, estava óptimo.






0 comentários: